Introdução à curadoria em artes: explorando a realidade brasileira
Chat
A quem pode interessar
Interessados em História, Artes e Cultura
Interessados em Educação
Estudantes ou recém iniciados em História, Artes Visuais, Design e Antropologia
Quem quer trabalhar com aprendizagem, artes plásticas e curadoria
Quem é de Humanas e busca caminhos profissionais na era digital
Sobre o que vamos falar
O que é a curadoria em artes: uma introdução ao tema
Entenda o papel do curador na mediação entre artistas, instituições e visitantes, destacando suas habilidades em pesquisa, interpretação e comunicação e como a curadoria vai além do espaço expositivo, influenciando debates sobre identidade, memória e diversidade cultural.
Os novos diálogos entre espaço expositivo e arte contemporânea
Entenda como os curadores contemporâneos repensam o uso de museus, galerias e até espaços não convencionais para provocar reflexões e interações entre as obras e o público.
Arte e realidade brasileiras e a atuação do curador
Descubra como os curadores atuam como agentes transformadores, conectando a produção artística nacional às questões urgentes de nossa sociedade, além de promover a inclusão e dar visibilidade a vozes marginalizadas, ao mesmo tempo em que desafia paradigmas estéticos e institucionais. Abordaremos também os desafios e as oportunidades da curadoria em um país de vastas desigualdades e rica diversidade cultural.
Conheça o curso História da Arte da Ebac:
Um curso que te entregará conhecimentos aprofundados sobre história da arte, pra você aprimorar os projetos culturais que gerencia!
Exclusivo para você
Além do conhecimento valioso adquirido, participantes do evento receberão um desconto exclusivo no nosso curso História da arte.
Palestrante
Vanessa Beatriz Bortulucce
Historiadora da imagem, da arte e da cultura
Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente, é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Líbero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas: Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa (História em Quadrinhos, Teoria da Comunicação, Análise das mídias, Cinema e Fotografia, Indústria Cultural), História e teoria do Design, História do vestuário, História da Cultura (História da Cor, estética do horror, arte tumular, história e análise dos símbolos), História da Arte Africana, História Contemporânea. Pesquisadora e curadora independente. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil
Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente, é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Líbero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas: Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa (História em Quadrinhos, Teoria da Comunicação, Análise das mídias, Cinema e Fotografia, Indústria Cultural), História e teoria do Design, História do vestuário, História da Cultura (História da Cor, estética do horror, arte tumular, história e análise dos símbolos), História da Arte Africana, História Contemporânea. Pesquisadora e curadora independente. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil